Queda de cabelo X perda de cabelo: qual a diferença? Quando devemos nos preocupar?
Queda de cabelo
É normal que haja queda de cerca de 100 fios de cabelo por dia. E quando a quantidade ultrapassa este número? Ou quando há um aumento repentino? Assim sendo, podemos estar lidando com dois cenários:
- Queda de cabelos sazonal: há épocas do ano em que o cabelo simplesmente cai mais. Isto ocorre, portanto, por fatores biológicos, geralmente antes do inverno. Em geral os fios crescem na mesma quantidade em poucas semanas ou meses.
- Queda de cabelos por causa determinada: Há vários motivos. Doenças do couro cabeludo ou perda de peso excessiva e repentina. Além disso, febre alta, cirurgias, má alimentação, carência vitamínica e alterações hormonais por exemplo. Assim sendo, a causa deve ser investigada pela dermatologista e o problema corrigido. Normalmente, cerca de 3 meses após o início do tratamento, há recuperação dos fios. Depois deste período, tendem a crescer novamente.
Perda de cabelo
E quando não percebemos uma queda acentuada? E sim uma redução gradual ou repentina na quantidade de cabelo? Ou surgimento de falhas no couro cabeludo? Ou simplesmente o cabelo vai ficando mais fino e ralo com o passar do tempo?
Neste caso, é necessária uma avaliação mais detalhada do couro cabeludo e fios. Portanto, muitas vezes exige exames de sangue, biópsia do couro cabeludo ou tricoscopia (exame detalhado da haste capilar), para um diagnóstico mais preciso.
A maioria das doenças tem tratamento. No entanto, o ideal é iniciar o mais breve possível. Em alguns casos, não é mais possível recuperar a perda de cabelo.
É importante não se automedicar. Seja com suplementos vitamínicos, seja com aplicação de medicamentos no couro cabeludo. Isto pode causar problemas de saúde e atrasar o diagnóstico.
No caso de queda de cabelo prolongada. Ou ainda de falhas ou alterações no couro cabeludo ou diminuição e afinamento dos fios, procure logo sua dermatologista. O diagnóstico e tratamento corretos são importantes.
Deixe um comentário