DIU PODE CAUSAR ACNE? - Perla Procianoy DIU PODE CAUSAR ACNE? - Perla Procianoy


Início > Blog

DIU PODE CAUSAR ACNE?
DIU PODE CAUSAR ACNE?

Maio 21, 2020

DIU pode causar acne? Muitas mulheres tem optado por não usar anticoncepcionais orais e o DIU (dispositivo intrauterino) é uma opção cada vez mais procurada. No entanto, uma preocupação recorrente, especialmente para quem sofre com acne adulta (leia mais sobre isto aqui), é a possível piora da acne ao optar pelo método.

A CULPA  É DO ANTICONCEPCIONAL?

Muitas mulheres sofrem de acne na idade adulta e conseguem um bom controle da doença usando anticoncepcionais orais. Isto acontece porque a pílula bloqueia a ação dos hormônios masculinos na pele, diminuindo muito o surgimento de espinhas e cravos.

Ao decidir pelo DIU, a maioria suspende o uso da pílula e a acne pode “voltar à estaca zero” com a retirada do tratamento. Neste caso, a “culpa”não é do DIU, mas da parada do tratamento hormonal.

É importante dizer que este efeito não é imediato e costuma ser observado cerca de 3 meses depois da parada do anticoncepcional.

O TIPO DE DIU FAZ DIFERENÇA?

E então? O DIU pode causar acne? O DIU de cobre e outros que não contém hormônio não pioram a acne por si só. A piora, quando ocorre, pode estar relacionada à parada do anticoncepcional, como dito anteriormente.

Já no caso dos DIUs hormonais (ex.: Mirena), pode haver piora da acne pelo tipo de hormônio liberado pelo dispositivo.

Os DIUs hormonais contém progestágeno e estudos mostram que cerca de um terço das mulheres que usam este tipo de dispositivo tem piora dos cravos e espinhas nos meses que seguem à implantação.

É muito importante que as mulheres saibam que esta é uma possibilidade, já que é uma informação que pode pesar na hora da escolha do método anticoncepcional mais adequado para cada uma.

VOU TER QUE ME CONFORMAR COM AS ESPINHAS?

Não! Quem opta por DIU hormonal, ainda que saiba do risco de piora da acne, deve saber que, com a ajuda de outros tratamentos, é possível ter uma pele bonita e sem espinhas. 

Há tratamentos sistêmicos (administrados por via oral) e tópicos (aplicados na pele) que são bastante eficazes no tratamento da acne.

O QUE FAZER ANTES DE OPTAR PELO DIU?

Do ponto de vista de cuidado com a pele, o ideal é que antes de implantar o DIU, se faça uma consulta com o Dermatologista. Assim sendo, pode-se iniciar o tratamento para acne precocemente, evitando o surgimento de manchas e cicatrizes.

O ideal é iniciar uma rotina de higiene e cuidados com a pele mesmo antes de parar o anticoncepcional ou colocar o DIU e então observar o comportamento da pele.

Acompanhando de perto, as mulheres que tem piora das espinhas mesmo com o cuidados iniciais, podem começar um tratamento mais específico com medicamentos tópicos ou orais e, assim, evitar que o problema evolua.

Mesmo quem não desenvolve acne pode sofrer com o aumento da oleosidade. Neste caso, uma rotina de skincare caprichada pode ser salvadora.

FAÇA UMA ESCOLHA CONSCIENTE

O importante é saber que as mulheres contam com várias opções de contracepção e o DIU é uma delas. É fundamental se informar antes de escolher e conhecer os pós e contras de cada método.

O DIU, com ou sem hormônio, pode ser uma opção excelente e o Dermatologista é um aliado importante para manter uma pele bonita e saudável, seja qual for a sua escolha.


Voltar para Início





Junte-se à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×