A quantidade de cabelo diminui com o tempo? - Perla Procianoy A quantidade de cabelo diminui com o tempo? - Perla Procianoy


Início > Blog

A quantidade de cabelo diminui com o tempo?
A quantidade de cabelo diminui com o tempo?

Maio 28, 2020

Sabe aquela sensação de que de repente temos muito menos cabelo do que antes? Que o rabo de cavalo está muito menos volumoso? Mesmo sem falhas ou queda acentuada? A quantidade de cabelo diminui com o tempo?

Muita gente percebe uma redução na quantidade de cabelo a medida que o tempo passa e a idade avança. Isto é normal? Acontece com todo mundo?

O efeito do tempo e suas compensações.

A verdade é que a quantidade de cabelo diminui sim.

Mais ou menos entre os 20 e os 30 anos, o número de fios começa a diminuir aos poucos, mas há uma compensação do organismo  e, ao mesmo tempo que a densidade reduz e temos menos fios, a espessura aumenta, e eles ficam mais grossos, o que faz com que não percebamos esta diminuição num primeiro momento, porque embora tenhamos menos cabelo, ele está um pouco mais espesso.

Este mecanismo funciona até  por volta dos quarenta anos, quando esta compensação começa a falhar, e percebemos o efeito somado da diminuição de quantidade e diâmetro, gerando uma percepção de redução brusca no volume capilar.

O impacto da menopausa

Nas mulheres ainda há o agravante da menopausa, quando o cabelo pode ficar ainda mais fino e ter mudanças de textura causadas pela alteração hormonal. Geralmente se percebe que o cabelo está com menos viço, mais opaco e quebradiço, e a redução de volume aparece ainda mais força, já que se somam os efeitos da idade com o impacto da redução da produção de hormônios.

Isso tudo é fisiológico, é o curso natural ao longo dos anos. No entanto, fatalmente vai pesar mais para quem tem menos cabelo ou cabelos muito finos. Nestes casos a redução de volume tem um efeito estético maior, e muitas vezes o que não incomodava pode virar um problema

Mesmo que seja um processo natural e esperado,  há tratamentos que podem ajudar a melhorar parcialmente a saúde do cabelo. Podem também aumentar espessura dos fios, otimizando o volume e a cobertura. Além disso, é importante descartar doenças ou problemas de saúde que possam estar afetando o crescimento dos cabelos.

Nem tudo é culpa do tempo

Devemos ter sempre em mente que, embora haja sim uma redução natural do volume com a idade, as pessoas continuam sujeitas a ter também doenças ou condições  do cabelo que podem agravar o quadro e que, na maioria das vezes, tem tratamento (saiba aqui a diferença entre queda e perda de cabelo).

A alopécia androgenética, que é muito comum em homens e mulheres, provocando afinamento e queda dos fios, pode ter bons resultados com o tratamento correto. No entanto é importante que o diagnóstico seja precoce uma vez que, em casos adiantados, pode ser irreversível. Da mesma forma, doenças inflamatórias que podem, inclusive, cursar com sintomas e alterações do couro cabeludo, precisam de tratamento o mais breve possível para evitar danos permanentes.

Por isto é importante procurar o dermatologista sempre que houver queda excessiva. Quando perceber diminuição importante do volume ou se houver surgimento de falhas. Pode haver tratamento e formas de manter o cabelo saudável e bonito.


Voltar para Início





Junte-se à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×