Água Termal na Rotina de Skincare - Perla Procianoy Água Termal na Rotina de Skincare - Perla Procianoy


Início > Blog

Água Termal na Rotina de Skincare
Água Termal na Rotina de Skincare

Junho 5, 2020

A água termal na rotina de skincare pode ser um coringa. Saiba como usar este trunfo, que também pode ajudar no tratamento de doenças.

Água termal é a água resultante de uma fonte natural. Surge de camadas mais profundas da terra, abrindo caminho até a superfície. Neste trajeto, a água fica em íntimo contato com as rochas e solo. Portanto, absorve diferentes minerais.

As águas de diferentes localizações podem diferir na sua temperatura, origem hidrogeológica e composição química

Alívio para a pele

A água termal tem sido usada por seus benefícios para a saúde desde a antiguidade. Pode ser útil como auxiliar no tratamento de doenças de pele, como psoríase e dermatite atópica, por exemplo.

Em geral contém minerais específicos e microorganismos que não causam doenças. Estes elementos podem influenciar o crescimento bacteriano e a microbiota nativa. Portanto, isto faz com que a água termal possa ter efeito probiótico e prebiótico.

A microbiota é a coleção de micro-organismos que habita o interior e o exterior do nosso corpo. A complexa diversidade e a composição destas populações de bactérias da pele, variam com a parte do corpo e entre os indivíduos. Além disso, várias doenças de pele estão associadas à modificações na composição da microbiota cutânea, em geral com diminuição da diversidade

Há estudos mostrando que o uso de água termal provoca melhora sustentada em pacientes com dermatite atópica. Além disso, aumenta diversidade da microbiota local, com consequente melhora dos sintomas.

A água termal tem, ainda, propriedades calmantes. Como efeito imediato, é famosa por reduzir a secura e a coceira na pele. Especialmente em pacientes com psoríase e dermatite atópica, por exemplo.

Estudos mostraram, ainda, eficácia em pacientes com acne em uso de retinol, fazendo com que o tratamento fosse melhor tolerado. Devido a esta ação, que reduz a vermelhidão, o desconforto e a ardência, é possível usá-la também depois de procedimentos invasivos, como por exemplo lasers, peeling e tratamentos de cicatrizes.

Multitarefas no Skincare

Já vimos que a água termal pode auxiliar no tratamento de doenças e na recuperação de procedimentos. No entanto, ela também pode fazer parte da rotina de skincare. Em que momento da sequência ela entra? A verdade é que não há só uma resposta.

Depois da limpeza

Depois de limpar a pele com o produto indicado por seu dermatologista, pode ser uma boa idéia borrifar água termal na pele do rosto. Especialmente para quem tem pele sensível, com tendência a ficar vermelha e irritada. Deixe secar espontaneamente antes de seguir para o próximo passo.

Antes da maquiagem

Com a pele já limpa e preparada para maquiar, um pouco de água termal ajuda a finalizar a preparação. Além disso, dá um aspecto mais fresco e natural à base, que se aproxima mais facilmente do tom da pele. O segredo é aplicar a água termal e esperar alguns minutos, mas iniciar a maquiagem antes que tenha secado completamente, ainda com a pele úmida. Uma alternativa é borrifar um jato no pincel antes de começar.

Por cima da maquiagem

Ao longo do dia a pele pode ficar gradualmente mais seca, craqueando a base. Por outro lado, pode ficar muito oleosa e brilhante, derretendo a maquiagem. A água termal pode ajudar a renovar o look sem ter que lavar o rosto e aplicar tudo de novo. Basta aplicar um ou dois jatos, com o frasco um pouco mais distante da face. Deixe a pele absorver sem esfregar e fazer os retoques desejados

Depois do banho ou de fazer exercícios

Quem fica com o rosto vermelho depois de um banho quente ou de fazer atividade física, muitas vezes sente alívio usando água termal. Ela pode reverter a sensação de calor. Como bônus, o vermelhão também parece desaparecer mais rápido.

Brumas

As brumas tem aparecido no mercado como uma alternativa mais completa à água termal. São produtos líquidos, muitos também em forma de spray, mas que contém outros ativos. Hidratantes, substâncias calmantes ou produtos anti idade, por exemplo. A forma de aplicação é prática e, dependendo da composição, se aplica a algumas das situações nas quais se usaria água termal pura. Apesar de não ter os alegados efeitos calmantes característicos originais. Alguns produtos, no entanto, tem o melhor dos dois mundos, unindo água termal a outros ativos nas fórmulas.

Do Skincare ao Tratamento de Doenças

Vimos que a água termal pode compor a rotina de beleza e ajudar no tratamento de algumas doenças de pele.

É importante dizer, no entanto, que, quando falamos de doenças, como dermatite atópica, acne, psoríase e rosácea, porexemplo, a água termal pode funcionar como auxiliar nos tratamentos. Sempre deve haver avaliação do dermatologista, mas não deve substituir a medicação ou os cuidados prescritos. Estas doenças tem tratamentos seguros e eficazes, capazes de melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes e a interrupção possivelmente causaria retorno dos sintomas, muitas vezes mais intensos (efeito rebote). 

No skincare, apesar de não ter o papel principal, é uma aliada de valor e pode ser aquele toque que faltava na rotina.


Voltar para Início





Junte-se à conversa

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *