Dez Erros Comuns na Rotina de Skincare - Perla Procianoy Dez Erros Comuns na Rotina de Skincare - Perla Procianoy


Início > Blog

Dez Erros Comuns na Rotina de Skincare
Dez Erros Comuns na Rotina de Skincare

Junho 12, 2020

Das francesas às coreanas, há mil maneiras de organizar a rotina de skincare, mas o que não fazer? Quais os principais erros que podem colocar a perder muitos dos benefícios do cuidado com a pele e, além disso, causar novos problemas? Veja aqui dez erros comuns na rotina de skincare.

1.Esquecer o filtro solar

A radiação ultravioleta emitida pelo sol é a principal causa de envelhecimento que podemos evitar. Tanto os raios UVA quanto UVB são capazes de promover modificações no DNA celular. Além disso, podem produzir radicais livres e alterar as fibras colagenas e elásticas. O filtro solar protege contra os efeitos da luz visível e da radiação infravermelha. Elas também contribuem para o envelhecimento e o surgimento de manchas

2. Não usar o produto certo para limpar a pele

Usar um produto muito detergente ou com ativos esfoliantes numa pele sensível pode causar irritação ou dermatites. Por outro lado, produtos muito suaves numa pele oleosa podem ser insuficientes para a limpeza correta. Quem usa maquiagem ou filtros físicos pode não conseguir uma limpeza adequada somente com sabonete ou espuma de limpeza. Neste caso, acaba esfregando a pele demais na tentativa da remoção completa. Assim, a limpeza em duas fases pode ser útil. Primeiro, usa-se um óleo ou balm de limpeza, massageando-o sobre a pele seca para “derreter”a maquiagem. Depois procede-se a lavagem com sabonete ou espuma

3. Pular a hidratação

A hidratação é uma etapa fundamental na rotina de skincare. Em todos os tipos de pele. Ajuda a manter a barreira cutânea íntegra, evitando dermatites, infecções e outras doenças. Além disso, é importante para manter a microbiota equilibrada. Isto é fundamental para o tratamento de várias doenças, como a acne. Além disso, mantém a saúde global da pele. Hidratação é fundamental inclusive para pele oleosa e no tratamento da acne. Há inúmeros produtos específicos no mercado.

4. Não retirar a maquiagem antes de dormir

Além de deixar a pele “suja”, dormir de maquiagem contribui para deixá-la mais oleosa, o que favorece o surgimento de espinhas. Também aumenta muito o tempo de contato dos produtos com a pele, facilitando o aparecimento de dermatites e alergias. Além disso, a noite é um ótimo momento para os tratamentos, já que haverá várias horas de repouso com os produtos adequados em contato com a pele limpa.

5. Usar o veículo errado

O veículo é o meio pelo qual os ativos entram em contato com a pele. Veículos mais gordurosos, como cremes, pomada e loções mais espessas, por exemplo, são adequados para peles secas e normais. Isto favorece a adequada penetração dos ativos enquanto contribuem para hidratação. Os veículos mais leves, como seruns, géis, soluções (líquidos) e loções mais fluidas, se adequam melhor a peles mistas e oleosas. Um veículo muito gorduroso pode deixar a cosmética do produto desagradável. Neste caso, deixando a pele brilhante, além de favorecer o surgimento de cravos e espinhas. Por outro lado, veículos muito leves podem dificultar a hidratação, deixando a pele com aparência craquelada e opaca.

6. Esfoliar demais

A esfoliação deixa mais delgada a camada córnea da pele, formada por células “mortas”. Pode ser muito interessante para peles oleosas ou em áreas de pele mais espessa. No entanto deve ser feita com parcimônia. Se houver exagero, a pele pode reagir ficando cada vez mais grossa e áspera. Também pode ficar irritada. A frequência indicada é de cerca de uma a duas vezes por semana. Quem tem pele sensível deve evitar esfoliação de uma forma geral. Seja química (com ácidos) ou física (com esfoliantes ou dispositivos).

7. Negligenciar o pescoço, colo e mãos

O pescoço, o colo e as mãos tem uma exposição ao sol, às agressões e à poluição, muito semelhante à da face. No entanto, não costumam receber a mesma atenção. O ideal é que o filtro solar seja estendido a estas regiões diariamente. assim como os produtos usados para a prevenção do envelhecimento e tratamentos em geral. Entretanto, deve-se respeitar as características da pele de cada área. Portanto, o ideal é conversar com a Dermatologista para saber qual a melhor conduta.

8. Exagerar na quantidade

Somos bombardeados todos os dias com centenas, milhares de produtos para cuidar da pele. Qual o melhor? Que sequência funciona? Qual a rotina perfeita? A rotina coreana de mais de 10 passos está em todo lugar. Isto é mesmo necessário? Na maioria dos casos é possível cuidar muito bem da pele com poucos produtos. Quem gosta de incrementar a rotina também tem seu espaço, mas o ideal é procurar orientação. Empilhar produtos sem critério aumenta chance de alergias e dermatites. Pode, ainda, causar acne cosmética, pela oclusão da pele gerada pelo excesso de artigos.

9. Perder oportunidades

Ao usar muitos produtos sem critério, pode-se perder a oportunidade de usar os ativos mais adequados. Ou os necessários para o tratamento de doenças de pele. Usar vários produtos com a mesma função ou que não agregam qualquer benefício não funciona. Melhor é usar os certeiros para cada tipo de pele e seus problemas . Assim, se consegue melhores resultados em menos tempo e com menos investimento.

10. Não tratar doenças

Acne, dermatites, rosácea e psoríase são exemplos de doenças que podem ter impacto na aparência da pele. Estas doenças tem tratamento médico, portanto podem ser mantidas sob controle com resultados excelentes. O skincare pode ser um aliado valioso quando bem orientado, mas pode contribuir consideravelmente para agravar estas condições quando feito de maneira inadequada. Nestes casos, o acompanhamento da Dermatologista é fundamental para um bom resultado.

Informação é poder

Você viu aqui dez erros comuns na rotina de skincare, portanto agora é hora de corrigir o percurso e ficar longe deles.


Voltar para Início





Junte-se à conversa

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×