Já está sofrendo com a acne há bastante tempo e não vê sinal de as lesões irem embora? Veja aqui 10 motivos por que a sua acne não melhora
1. Você só precisa de mais tempo
Neste caso, você já sabe que tem um problema. Mais do que isso. Você já foi atrás da solução, procurou um Dermatologista e começou o tratamento, mas ainda não viu as espinhas sumirem. A maioria dos tratamentos para acne precisa de 2 a 3 meses para que se possa ver resultados significativos. O Dermatologista pode querer lhe ver antes para verificar sua tolerância ao tratamento ou os primeiros resultados, que são mais discretos, mas a melhora mais perceptível leva tempo.
2. Você está usando os produtos errados
O que não falta no mercado são produtos voltados para a pele com acne e muitos tem, inclusive, o apelo de tratamento. Mas há diferentes tipos de acne e, consequentemente, diferentes abordagens. O tratamento da acne inflamatória é diferente do que foca em melhorar os comedões (cravos), por exemplo. O tipo de pele também tem influencia no regime escolhido. Peles sensíveis não costumam tolerar bem ácidos potentes, inviabilizando o uso de alguns produtos. Outra armadilha é o excesso de produtos. Na tentativa de ver resultado, às vezes se opta por usar tudo o que se vê pela frente, o que pode acabar, inclusive em mais acne ou dermatites.
3. Você não tem acne
É surpreendente o número de doenças de pele que se apresentam com bolinhas vermelhas que podem ser confundidas com espinhas. De rosácea a dermatite perioral, passando por foliculites, são muitas as possíveis causadoras de confusão. Os tratamentos são igualmente diversos. Não é incomum ver longos tratamentos para “acne”piorando outras doenças que poderiam ser resolvidas com a abordagem correta.
4. Você pode estar usando medicações que causam acne
Anticoncepcionais à base de progesterona, incluindo DIU com hormônio, corticoide oral, esteróides anabolizantes e até alguns suplementos vitamínicos podem causar piora da acne.
No caso dor hormônios, a dose e a via fazem toda a diferença. Os anticoncepcionais orais e injetáveis tem um efeito muito mais dramático do que o DIU hormonal e os hormônios usados para ganhar massa muscular e auxiliar no emagrecimento são os campeões na hora de causar acne (sem contar a queda de cabelo e outros riscos à saúde), mesmo quando ditos “bioidênticos”ou em “dose baixa”. Suplementos contendo vitamina B e córticóides em dose alta ou por longos períodos também podem estar envolvidos.
5. Você pode ter algum problema de saúde causando acne
Alterações hormonais, como a Síndome dos Ovários Policísticos são causas comuns de acne e devem ser suspeitadas especialmente em casos muito resistentes ao tratamento. Consultar um médico é fundamental. Este um dos principais motivos por que a acne não melhora.
6. Você pode estar usando os produtos certos do jeito errado
A maioria dos medicamentos de uso tópico (que aplicamos na pele) tem como objetivo não só melhorar as espinhas que já existem, mas principalmente evitar o surgimento de novas lesões. Por este motivo, o produto deve ser usado em toda a área afetada (face, peito, costas) e não somente em cima das lesões. Além disso, o intervalo e a quantidade de produto podem ser decisivos para o sucesso ou fracasso do tratamento. Quantidade ou frequência excessivas podem causar irritação ou dermatites, enquanto o uso insuficiente pode gerar resultados aquém do desejado. Siga sempre as instruções do seu Dermatologista.
7. Você está espremendo seus cravos e espinhas
Espremer cravos e espinhas não faz com que as lesões desapareçam mais rápido. No caso das espinhas, o trauma causado pela manipulação faz com que a lesão fique muito mais tempo aparente na face do que se a deixássemos seguir seu curso normal. Além disso, aumenta a chance de formação de cicatrizes, que podem variar de manchas a pequenos “furos”e depressões na pele. No caso dos cravos, ao removê-los retiramos as impurezas acumuladas em um poro dilatado. Se o tratamento correto não for feito, a saída do folículo (ou poro) continua a acumular impurezas (sebo, células mortas, entre outros) e volta à estaca zero. O ideal é investir em um tratamento que corrija a causa do problema. Como senão bastasse, levar as mãos ao rosto, especialmente para traumatizar a pele, aumenta o risco de colonização e infecção bacteriana.
8. A rotina de limpeza pode não estar ajustada
Às vezes o resto vai bem e este pode ser o motivo por que a acne não melhora. Usar produtos muito detergentes ou abrasivos e esfregar demais a pele podem agravar a acne, especialmente em peles sensíveis.
Por outro lado, negligenciar a higiene das áreas afetadas ou esquecer de lavar o rosto depois de se exercitar podem diminuir a eficácia do tratamento.
Se dormir de maquiagem e sem lavar o rosto já é praticamente pecado mortal na rotina de skincare, para quem tem acne a penitência é dobrada. Além de correr o risco de obstrução dos poros pelos produtos não removidos, ainda se perde a oportunidade de aplicar o tratamento depois da rotina de limpeza.
9. Você pode precisar de uma receita médica
Embora muitos produtos de venda livre possam ajudar no combate à acne, há casos em que o uso de antibióticos e outros medicamentos são necessários. Automedicação nunca é aconselhável e o ideal é ter acompanhamento médico, especialmente se for necessária medicação por via oral.
10. Você não foi ao Dermatologista
A acne é uma das doenças de pele mais comuns e por isto é muito estudada, tendo várias opções de tratamento. Os Dermatologistas tem uma formação de pelo menos 9 anos para cuidar deste problema. Muitas vezes o tempo que você leva experimentando tudo o que tem na farmácia é só tempo perdido.
Você viu aqui 10 motivos por que sua acne não melhora. A acne é uma doença muito comum e com múltiplas opções de tratamento. Não é normal, nem coisa de adolescente e merece ser tratada. É sabido que o tratamento precoce melhora os resultados e diminui muito a chance de formação de cicatrizes, além de poupar muito desgaste e melhorar a auto estima e a saúde