Vitamina D e Filtro Solar: o que você precisa saber - Perla Procianoy Vitamina D e Filtro Solar: o que você precisa saber - Perla Procianoy


Início > Blog

Vitamina D e Filtro Solar: o que você precisa saber
Vitamina D e Filtro Solar: o que você precisa saber

Agosto 1, 2020

A vitamina D e o filtro solar há tempos vem sendo colocados em lados opostos de uma batalha, mas será que isto é real? A principal pergunta é, se ao tomar sol com filtro solar, a produção de vitamina D é comprometida.

Por que a vitamina D é importante afinal?

A vitamina D é importante para o metabolismo do cálcio e formação e manutenção dos ossos. Sua deficiência pode causar perda óssea e, se grave, fraturas

Também está envolvida em várias funções do organismo (cardiovasculares e imunológicas, por exemplo). Entretanto, não há evidências científicas de que a suplementação possa melhorar a imunidade.

Como conseguimos vitamina D? 

Cerca de 80 a 90% é produzida no organismo em uma reação que precisa de luz solar para acontecer. Vem daí a  polêmica envolvendo vitamina D e filtro solar. 

Para a produção de vitamina D é necessária exposição a raios ultravioleta do tipo B (UVB), que são  os responsáveis por deixar a pele vermelha. A quantidade de exposição necessária varia com o tom de pele (quanto mais clara menos tempo), com a latitude (quanto mais próximo do Equador, mais UVB e menor a duração necessária), com a estação do ano (no verão índice UV maior e menos tempo) e com a idade (idosos tem mais dificuldade de produção). Então, não há como dizer quanto tempo exatamente  de exposição solar uma determinada pessoa necessita, porque depende de vários fatores.

Os outros 10 a 20% vem da alimentação, especialmente alguns peixes, derivados do leite e ovos.

Localização Privilegiada

No Brasil, de modo geral, como temos um verão com radiação UVB muito intensa, e o inverno, mesmo no sul, além de não ser rigoroso, é entremeado, muitas vezes por dias de sol, a carência de vitamina D não costuma ser um problema. A exposição que temos durante o verão ao praticar atividades cotidianas ao ar livre, costuma ser suficiente para armazenar vitamina D para o inverno.

Por que então há pessoas com deficiência? 

Pode haver fatores genéticos envolvidos que ainda não estão bem claros, que fazem com que algumas pessoas não consegam produzir além de um certo limite de vitamina D mesmo pegando mais sol. Nestes casos, depois de avaliação médica poderia se considerar a suplementação. Além disso, tem se questionado constantemente os valores de referência, que inclusive estão sempre sendo estudados e revistos, para se determinar qual seria um valor ideal de vitamina D medida no sangue.

Filtro Solar e Vitamina D

E o filtro solar? Bloqueia a produção? Em algum grau dificulta sim porque filtra os raios UVB, mas não os bloqueia completamente. Alguma quantidade de radiação sempre atinge a pele. Além disso, quase todo mundo aplica uma quantidade de filtro menor do que a recomendada, fazendo com que a proteção real seja menor do que a que consta no rótulo. Há estudos bem recentes mostrando que mesmo usando filtro solar com fator de proteção solar (FPS,) alto,  a quantidade de radiação UVB que atinge a pele é suficiente para a produção adequada de vitamina D, se  a pessoa tem uma exposição “normal”, ou seja anda na rua de manga curta por alguns minutos e faz algumas atividades ao ar livre. Se vai à praia ou piscina, a exposição é mais do que suficiente.

Outra curiosidade é que filtros que tem uma proteção alta contra os raios ultravioleta A (UVA) (isto está escrito na embalagem), por uma questão de formulação, acabam tendo um bloqueio dos raios UVB um pouco reduzido, facilitando ainda mais a produção de vitamina D.

Risco e Benefício

Como a associação de exposição UV com câncer de pele é bem estabelecida, e como sabemos que a luz visível e outros tipos de radiação estão envolvidos no aparecimento de manchas e no envelhecimento da pele e o filtro é capaz de prevenir este tipo de alteração, o uso é recomendado mesmo no inverno e mesmo nos ambientes internos com este objetivo.

Quando pensar em suplementar?

Pacientes de alto risco (osteoporose, idosos) ou pacientes que por qualquer motivo realmente não se expõem ao sol nem com filtro solar ou que já vinham com necessidade de reposição, devem entrar em contato com seu médico para orientação, mas devemos lembrar que excesso de vitamina D também pode trazer problemas, como intoxicação e alteração no metabolismo do cálcio, então evite se auto medicar. O médico saberá dizer o que fazer.

Não há nenhuma comprovação científica de que Vitamina D aumente a imunidade, então não faz sentido suplementar pensando nisto, até pq pode haver riscos

Portanto, se você não tem nenhuma doença ou condição que exija uma restrição muito rigorosa à exposição solar, pode se expor ao sol com consciência, moderação e filtro solar sem se preocupar com a vitamina D. Se faz parte dos grupos de risco para deficiência, o ideal é conversar com seu médico.


Voltar para Início





Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×