A técnica de usar preenchimentos, principalmente com ácido hialurônico e toxina botulínica para tratamento estético da face vem sendo chamada de harmonização facial. No entanto, o que mais se vê são bochechas infladas. Sem falar nos olhos puxados e queixos quadrados. Eos lábios gigantes? Será que isto é harmonização facial de verdade?
Geralmente os resultados desastrosos são vistos ao tentar encaixar faces com formatos diferentes e lindas peculiaridades em um padrão único de “beleza”.
Para alcançar este padrão alguns rostos sofrem verdadeiras transformações. Isto faz faz com que percam as suas características e virem um arremedo grotesco
Como fazer para para atenuar os sinais do envelhecimento sem cair na armadilha da face padronizada e sem personalidade? Como conseguir um resultado que seja realmente harmônico?
Por que e quando preencher a face pode ser uma boa?
À medida que envelhecemos, a face fica naturalmente mais “murcha”. Isto acontece porque, logo abaixo da pele, temos pequenas “almofadas” de gordura que dão formato e sustentação à face. Chamamos estas almofadas de coxins de gordura. Os coxins de gordura são os mesmos em todo mundo, mas o seu formato e tamanho variam de pessoa para pessoa. E é isto que dá a maravilhosa variedade de formatos de rosto.
Com o envelhecimento, eles diminuem de tamanho. Além disso, acompanhando as outras estruturas da face, também sofrem com a gravidade, deslizando para baixo.
O preenchimento com ácido hialurônico pode ser muito útil para suavizar este efeito. Usando de técnica e perícia é possível repor o volume. Assim, substituindo a gordura exatamente no lugar onde foi perdida. Além disso, em áreas estratégicas, os preenchedores podem criar pontos de sustentação, como se fossem alicerces. Isto ajuda a reposicionar as estruturas faciais e restaurar parte da “queda” que ocorre ao longo dos anos.
Esta é a harmonização facial de verdade.
Correção de pequenas imperfeições ou particularidades
O preenchimento com ácido hialurônico também pode servir para modificar carcterísticas estéticas que causem incômodo ou desconforto. E, neste caso, pode ser usado mesmo em jovens.
As olheiras são uma demanda comum. Se é verdade que podem aparecer ou piorar com o tempo, há quem as tenha desde criança ou muito jovem, por particularidades anatômicas. Se este for o caso, a correção, quando bem feita, pode ter ótimos resultados.
Muita gente também sonha com lábios mais volumosos. É possível corrigir assimetrias e aumentar o volume, mas sempre respeitando o limite da estrutura da boca de cada um. No entanto, partir de lábios ultrafinos para um padrão super volumoso raramente fica harmônico. O ideal é fazer preenchimentos escalonados, com pouco volume e respeitando as proporções da face.

Por que vemos tantos resultados ruins?
Se o preenchimento tem efeitos tão positivos no tratamento do envelhecimento, por que vemos tantos resultados ruins? Os motivos são vários:
Tentativa de padronização
Por falta de técnica, conhecimento e estudo, muitas vezes o preenchimento é feito como receita de bolo: igual para todo mundo.
Se define que o que é bonito são bochechas elevadas e infladas, mandíbula quadrada e marcada, lábios volumosos e olhos puxados. Mas as faces são diferentes. Aplicar a mesma fórmula para todos é receita de fracasso.
Ao invés de encontrar a sua melhor versão ou envelhecer com elegância, suavizando os sinais do tempo, muitas pessoas podem parecer transformadas ou artificiais. E isto fica longe do resultado esperado.
Isto pode ser padronização facial, mas não é harmonização facial de verdade.
Dificuldade de aceitação
Felizmente é possível atenuar os sinais do envelhecimento e encontrar beleza em todas as idades. Que bom poder contar com procedimentos modernos e seguros que permitem este tipo de resultado! Entretanto, é impossível apagar completamente todas as rugas e marcas. Esta face lisa e volumizada em excesso deixa de ser bela e coloca em evidência mais os procedimentos do que o indivíduo.
É preciso equilíbrio e sensatez para saber o que tratar, quando e o quanto tratar.
Deficiência técnica
Com a popularização dos procedimentos estéticos, é muito fácil encontrar um profissional disposto a injetar ácido hialurônico (ou outra coisa), com a promessa de bons resultados.
Há médicos com formação sólida, residência médica e anos de atualização e experiência, mas há profissionais que fazem cursos de fim de semana (literalmente) ou de poucas semanas, e passam a oferecer seus serviços.
No entanto, é difícil aprender a executar um trabalho tão delicado e cheio de sutilezas em tão pouco tempo.
De fato, preencher com segurança exige profundo conhecimento anatômico e técnico, além de aprimoramento constante.
Segurança sempre
Além dos coxins de gordura, a face é formada de estruturas complexas entremeadas, o que inclui uma rede gigantesca de vasos e nervos. Estas estruturas, se danificadas, podem resultar em complicações sérias.
Complicações podem acontecer mesmo com profissionais experientes. Mas neste caso costumam ser mais raras e menos graves. Além disto, é importante que o profissional esteja apto para manejar e resolver eventuais problemas.
Equilíbrio e Sutileza
Ninguém quer que os procedimentos “gritem” e sejam a primeira coisa que as outras pessoas percebem ao nos ver. Usar o preenchimento com excelência e sutileza é uma ótima opção. .
Nas mãos de um médico qualificado e experiente os resultados podem ser elegantes e sem excessos. Assim, se coloca em primeiro plano a pessoa e a sua história e não os procedimentos.