Sete dicas para cuidar da pele sensível - Perla Procianoy Sete dicas para cuidar da pele sensível - Perla Procianoy


Início > Blog

Sete dicas para cuidar da pele sensível
Sete dicas para cuidar da pele sensível

Agosto 23, 2020

Sua pele fica irritada com facilidade? E é difícil encontrar cosméticos? Você muitas vezes fica com a pele vermelha? Veja aqui sete dicas para cuidar da pele sensível.

Como saber se minha pele é sensível?

Em geral, a pele sensível é aquela que exige atenção constante. É mais sujeita à irritação, mesmo sem nenhuma agressão em particular. Fica facilmente vermelha com uso de cosméticos, fricção ou até com mudanças de clima.

Quem tem pele sensível encontra dificuldades na hora de acertar os itens de skincare. Embora o cuidado diário não seja a solução do problema, ele pode ser um aliado. Ou um inimigo.

Pode ser rosácea?

Em geral, quem tem rosácea tem pele sensível, mas nem toda pele sensível é rosácea. Só um Dermatologista pode fazer este diagnóstico e prescrever o tratamento correto.

A rosácea é uma doença inflamatória e exige tratamento médico para melhorar. No entanto, a rotina de skincare pode ser uma aliada no alívio dos sintomas. Se mal usada, porém, pode piorar muito o quadro.

Então vamos ver as sete dicas para cuidar da pele sensível?

Cuidado com sabonetes e espumas

Os produtos que usamos para limpar a pele e remover a maquiagem podem ser mais ou menos detergentes. Podem, ainda, ter mais ou menos sabões na sua fórmula. E isto é fundamental.

Produtos mais detergentes removem com mais eficiência o sebo da pele. Entretanto, podem fragilizar a barreira cutânea, o que pode deixar a pele ainda mais sensível.

O ideal é usar produtos delicados, como água micelar se houver poucos resíduos. Para dias de mais maquiagem, no entanto, a limpeza em duas etapas (double cleansing) pode ser uma boa opção. Além de remover bem resíduos resistentes, ainda permite usar sabonetes mais suaves e esfregar menos a pele.

Prefira, portanto, sempre produtos delicados e feitos para pele sensível.

Evitar atrito

Esfregar demais a pele pode alterar a barreira cutânea. Isto a deixa mais frágil, o que deixa a pele mais sensível e mais suscetível a irritantes.

Esponjas, escovas e aparelhos para limpeza não são recomendados e devem ser evitados ou pouco usados.

Cuidado com os ácidos

A maioria dos ácidos promove esfoliação da pele. Mais ou menos intensa. Por isto, podem alterar a barreira cutânea e causar irritação.

Eles podem até fazer parte do tratamento. No entanto, o ideal é só usá-los com orientação do Dermatologista.

Sempre lembrando que o ácido hialurônico é um hidratante e portanto foge à regra.

Água termal pode ser uma boa idéia

A água termal tem propriedades calmantes. Embora não seja o tratamento principal, pode ser uma boa. opção para acalmar a pele.

As possibilidades são muitas. Seja antes da maquiagem ou filtro, ou depois de limpar a pele. Por cima da maquiagem, ao longo do dia, também funciona.

Cuidado com as experiências!

Quem não ama testar novos produtos? Vale para maquiagem e skincare. Porém, quem tem pele sensível precisa ter cuidado. Produtos com muitos ingredientes tem mais chance de causar irritação. O mesmo vale para muitos produtos na rotina.

Aqui, mais do que nunca, menos é mais. Por isto, tente testar um produto de cada vez. E prefira as linhas hipoalergênicas ou para pele sensível.

A tendência clean beauty, com menos ativos também é uma aliada. Tem outro texto aqui no blog sobre isto.

Hidratação é tudo

Hidratar a pele ajuda a manter a barreira cutânea íntegra, além de manter a microbiota saudável, assim ajuda a manter a pele mais resistente à irritação.

A superfície também fica menos vulnerável a agressões ambientais, como mudanças de clima.

Vale também para pele oleosa. O dermatologista ajudará a encontrar o hidratante perfeito.

Filtro solar sempre

A luz do sol também pode piorar a sensibilidade, especialmente se houver rosácea. Além disso, no caso de queimadura o dano é dobrado.

O filtro solar é um aliado importante no tratamento. Além de prevenir envelhecimento e câncer de pele, claro.

Sem drama

Com os cuidados certos e a participação do Dermatologista, é possível fazer as pazes com a pele sensível.

Claro que podem haver pedras no caminho, mas com skincare alinhado e tratamento afinado, o drama fica sob controle.


Voltar para Início





Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×